Este tutorial é de minha autoria. Digo isto já que o publiquei noutro fórum, por isso não é uma cópia nem usurpação do trabalho de outro autor.
Dito Isto aqui vamos nós.
Como remover o flare das imagens.
Ora bem a melhor maneira de remover o flare de uma imagem, é sem dúvida fazer todos os esforços logo à partida para que este, não apareça na imagem, com um pára-sol adequando para a objectiva que estamos a utilizar, ou caso isso não baste, podemos colocar um cartão, de preferência preto ou pedir a alguém que segure o mesmo, numa zona por cima ou num dos lados da objectiva, e que não entre no campo de visão desta. Devemos comprovar a sua posição olhando através do visor da nossa câmara.
Pare quem pense que fotografar de noite iria resolver o problema, desengane-se, as luzes dos candeeiros ou de anúncios luminosos podem provocar flare.
Abrimos a nossa imagem no programa de edição, neste caso Photoshop.
Assinaladas com um círculo verde, estão duas zonas da imagem onde o Falre aparece, pode-se notar que na parede da capela este também está presente em forma de raios de luz, só que neste caso para a remoção destes últimos teria de seleccionar outro canal, como vamos ver mais adiante.
Começo por seleccionar com a Lasso Tool estas áreas.
Faço pequenas finações através da função
MENU> SELECT> MODIFY> FEATHER
Ou para ser mais preciso através da nova função que apareceu no CS3
MENU> SELECT> REFINE EDGE.....
E neste caso utilizei estes valores, CADA CASO É UM CASO.
De seguida vamos analisar canal a canal.
Red
Podemos ver o flare, o que é normal, já que a sua cor na imagem em questão é vermelha.
Green
Menos mal, mas ainda assim nota-se
Blue
Este é o vencedor, o flare não está visível neste canal. É o canal com mais ruido, mas no neste caso isso não interfere com a qualidade da imagem. É tambem com este canal que, diria 99,9% das vezes se criam as mascara de recorte, ou mascaras Alpha.
Então, com a nossa selecção activa, clicamos no canal Azul e fazemos Copy
Clicamos no canal vermelho e vamos a
MENU> EDIT> PASTE INTO
Não façam PASTE
Clicamos no canal Verde e de novo o Paste Into, Clicar no canal para o activar é isto.
Não é clicar no olho, isso apenas fará com que o canal fique visível.
Obtemos isto
Usamos uma Layer de Ajuste de modo a equilibrar a luminosidade nas selecções, que como se pode ver ficaram uma bocado mais escuras, e neste momento aquela área da imagem está a preto e branco, já que a informação do Canal Azul foi toda copiada para estas áreas da imagem.
Depois de aplicado um Layer de ajuste Levels, layer esse em modo Luminosity.
Para acertar isto melhor e não ficarmos com zonas da imagem a preto e branco, vamos utilizar criar uma layer nova. Mudamos o seu mdo de mistura para modo COLOR e usamos a Clone Stamp também em modo COLOR, e ajustando a opacidade do pincel de modo a voltar a colocar cor na zona de modo a tirar o ar, artificial que fica depois da copia do canal azul.
Pode ainda ser em utilizada a Patch Tool para preencher zonas que fiquem muito marcadas.
Os raios que estavam na parede lateral da capela, são corrigidos (aqui não se vê pois não fiz) copiando a informação do Canal Azul, mas com outra selecção, neste caso foi o canal Azul que serviu para este tratamento, mas devem de inspeccionar os canais.
O canais são, em conjunto com os Layers outra das ferramentas poderosas do Photoshop.