Últimos assuntos | » Kit Transformador AC referência ACK-E15Qua Dez 04, 2013 4:32 pm por adalpt » ola amigos Qua Jun 12, 2013 7:52 pm por Tierri » Vendo bolsa para objectiva Case Logic 15eDom Dez 30, 2012 4:30 pm por ineshilariog » Olá, pessoal...Sáb Dez 08, 2012 2:16 am por U20COSASCO » Festa de NatalSex Nov 16, 2012 10:30 pm por Brutoon » WildThing - BarcelosDom Abr 01, 2012 12:44 pm por WildThing » Fábio MartinsSeg Out 24, 2011 11:27 pm por PhabioMartins » Daniel Santos.Qua Set 21, 2011 6:26 pm por Daniel Santos » Sigma 70-300 mm f4-5,6 APO DG Macro para CanonDom Set 11, 2011 8:46 pm por mariograciosa |
novembro 2024 | Seg | Ter | Qua | Qui | Sex | Sáb | Dom |
---|
| | | | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | | Calendário |
|
|
| Edição PSD: Bom ou Mau? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Diana Forte Só fotográfo ao fim semana
Número de Mensagens : 250 Idade : 34 Localização : Porto Emprego/lazer : Técnica Informática Humor : Sempre ON! Data de inscrição : 27/09/2008
| Assunto: Edição PSD: Bom ou Mau? Qua Nov 18, 2009 4:44 pm | |
| Boa tarde a todos, já há algum tempo que faço esta pergunta a mim mesma: Editar "demais" uma foto , é bom ou mau? Cativa mais as pessoas ou não? Por exemplo, nesta foto, coloquei em P&B, seleccionando como excepção o vermelho, e aumento o máximo de contraste e tons escuros. Estas aqui já editei de forma a ficar com os tons mais originais e fieis possíveis. Mas acho que ficou com uma temperatura de cor um pouco alta. Esta teve o mesmo tratamento que a anterior, mas uma temperatura de cor talvez mais real ao original. Por sua vez, esta foto em baixo, teve como edição, única e exclusivamente, um crop, nada mais. A minha dúvida é: Quais as "regras" (no vosso ponto de vista) para uma BOA edição, ou qual o tipo de edição mais correcta, hoje em dia? Por exemplo, a nível de temperatura de cor, é um grande erro tornar um retrato "mais quente" ou poderá ser adequado? Obrigado a todos. | |
| | | Rui Bandeira Respira JPEG
Número de Mensagens : 622 Idade : 52 Localização : Porto / Gaia Emprego/lazer : não obrigado/nunca é demais Data de inscrição : 03/06/2008
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qua Nov 18, 2009 11:37 pm | |
| isso é uma resposta que só tu poderas ter... o que é bom para ti pode não ser para mim, o que é bom para mim pode não ser para ti. eu não tenho problemas com o tratamento em photoshop, seja um leve control de niveis ou algo mais avançado. para mim o truque esta em saber o que funciona para determinada foto, uma vez que um nivel de tratamento num foto pode salvar a mesma, mas aplicado noutra foto pode destruir uma imagem. eu pessoalmente prefito os tratamente para melhorar alguns promenores, mas não tenho problema nenhum com foto hiper editadas em photoshop. é como o HDR, eu não uso porque não é algo que me agrade, mas ja vi muitos HDR que achei fantasticos. | |
| | | Diana Forte Só fotográfo ao fim semana
Número de Mensagens : 250 Idade : 34 Localização : Porto Emprego/lazer : Técnica Informática Humor : Sempre ON! Data de inscrição : 27/09/2008
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qua Nov 18, 2009 11:42 pm | |
| Yap, percebi o ponto de vista... Por vezes fico um pouco reticente em relação á temperatura de cor. | |
| | | Rui Bandeira Respira JPEG
Número de Mensagens : 622 Idade : 52 Localização : Porto / Gaia Emprego/lazer : não obrigado/nunca é demais Data de inscrição : 03/06/2008
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qui Nov 19, 2009 12:44 am | |
| - Diana Forte escreveu:
- Yap, percebi o ponto de vista...
Por vezes fico um pouco reticente em relação á temperatura de cor.
depende do que pretenderes fazer com a imagem. nada te impede de uzar a temperatura de cor de uma forma criativa... | |
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qui Nov 19, 2009 9:04 pm | |
| Sim, tem a sua lógica Obrigado Rui! | |
| | | vict9r Respira JPEG
Número de Mensagens : 224 Idade : 39 Localização : Santo Tirso Emprego/lazer : Artes Graficas (Auxiliar de Impressao) Data de inscrição : 19/07/2009
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qui Nov 19, 2009 10:16 pm | |
| Pois....
A os programas de ediçao sao ferramentas muito "fortes", desde que saibas o que andas a fazer e o que queres fazer | |
| | | Pedro Custódio Fotográfo em automático
Número de Mensagens : 54 Idade : 34 Localização : faro Emprego/lazer : estudante Data de inscrição : 29/07/2008
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qua Nov 25, 2009 12:27 pm | |
| Penso que não há problema nenhum na edição de fotografia, pelo menos falando em fotografia como forma de arte. Vejo o Ps, como mais uma ferramenta que me ajuda a expor as minhas ideias num projecto base (foto original). É lógico que é bom saberes mexer na tua maquina, fazendo tudo o que podes, para que inicialmente a foto seja o mais fiel ao que tens em mente. Depois a imaginação e a criatividade são os teus limites, e para isso o ps(por exemplo) pode se tornar um dos teus melhores amigos . Isto é a minha opinião. Já agora, a maior parte das pessoas que me dizem que abuso no ps ou que fotografia deve ser o mais puro possível, não sabe nada de nada de ps... | |
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qua Nov 25, 2009 6:21 pm | |
| Sim concordo... E fizeste-me uma chamada de atenção interessante: conhecer a máquina e tirar a foto o mais próximo do que queremos atingir Boas dicas. obrigado! | |
| | | PCPinto Respira JPEG
Número de Mensagens : 85 Idade : 50 Localização : Viseu Emprego/lazer : Formador Humor : muito Data de inscrição : 18/10/2009
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? Qua Nov 25, 2009 9:19 pm | |
| O uso de ferramentas de tratamento de imagem, como forma de melhorar ou de criar , será sempre uma opção do fotógrafo, há e haverá sempre quem edite todas as suas fotos , mas também os há que por serem conhecedores e experientes na técnica , e por conhecerem as suas máquinas , evitam de certo modo o recurso a ferramentas de edição. Mas deste modo o facto de se usar ou não estas ferramentas, não é factor diferenciador , não se é melhor ou pior por fazermos edição ... Eu na pouca experiencia que tenho , já compreedi que um bom conhecimento da máquina que usamos aliado à técnica e prática poupa por vezes trabalho de edição , embora que por vezes seja necessário fazer uma ou outra correcção... quanto ás temperaturas é usar o método da tentativa/erro e fazer anotações daquelas que resultam e porquê ... Eu em alguns casos uso o ligthroom para fazer algum balanço da temperaturas ... | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Edição PSD: Bom ou Mau? | |
| |
| | | | Edição PSD: Bom ou Mau? | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |