JPEG

Actividades relacionadas com fotografia
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
JPEG Actividades relacionadas com fotografia JPEG
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Tópicos similares
Últimos assuntos
» Kit Transformador AC referência ACK-E15
Qua Dez 04, 2013 4:32 pm por adalpt

» ola amigos
Qua Jun 12, 2013 7:52 pm por Tierri

» Vendo bolsa para objectiva Case Logic 15e
Dom Dez 30, 2012 4:30 pm por ineshilariog

» Olá, pessoal...
Sab Dez 08, 2012 2:16 am por U20COSASCO

» Festa de Natal
Sex Nov 16, 2012 10:30 pm por Brutoon

» WildThing - Barcelos
Dom Abr 01, 2012 12:44 pm por WildThing

» Fábio Martins
Seg Out 24, 2011 11:27 pm por PhabioMartins

» Daniel Santos.
Qua Set 21, 2011 6:26 pm por Daniel Santos

» Sigma 70-300 mm f4-5,6 APO DG Macro para Canon
Dom Set 11, 2011 8:46 pm por mariograciosa

Parceiros
Dezembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      
CalendárioCalendário

Compartilhe | 
 

 Mascaras e canais Alpha

Ir em baixo 
AutorMensagem
José Gonçalves
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático


Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 50
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Formador de Fotografia e Photoshop
Data de inscrição : 02/09/2009

MensagemAssunto: Mascaras e canais Alpha   Qui Set 03, 2009 11:29 pm

Eu tenho este tutorial alojado no Fórum do Mundo da Fotografia Digital, por isso mais abaixo fica o Link para a 1ª parte desta "aula" Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito comprida.
Vamos ver como criamos um canal de modo a recortar objectos difíceis, ou quase impossíveis de recortar com as ferramentas de selecção ou através da Pen Tool.
Como se viu, todas as imagens são constituídas por canais. Canais esses podem ser aproveitados para criar um canal Alpha.
Todas as imagens a cores são constituídas por 3 canais RGB, ou LAB e 4 canais CMYK.
Mas o que melhor serve os nossos propósitos para a criação de uma canal Alpha / Mascara é o modo RGB.
Vejamos o exemplo a seguir

Para dar uma ideia de cada um dos canais, fui á paleta Channels e fiz Split Channels (não é necessário fazer isto)

Como se pode ver aqui temos:
Cima esquerda: Imagem Original, seguida do canal Vermelho.
Baixo esquerda: Canal Verde seguido do Azul
Ora um canal Alpha é uma imagem a preto e branco, como já foi dito anteriormente, mas também um canal que contem vários tons de cinzento. (ler parte 1) AQUI http://www.omundodafotografiadigital.pt/forum/viewtopic.php?t=1068
As áreas activas são as brancas (corresponde a Mask Reveal All)
O que devemos então de procurar para transformar um canal existente num canal Alpha?
A primeira coisa que deveram de fazer é, analisar os vossos canais e escolher aquele que tem o maior contraste. O que se demonstra neste caso não se aplica a todas as imagens, aqui é o canal azul mas, noutra imagem pode ser o verde ou o vermelho, podemos até usar os 3 para isolar partes distintas da imagem.
Se olharem para os canais, nesta imagem, vão reparar que o céu no canal azul está quase branco, e que o canal em si assemelha-se logo á partida com uma mascara, já que o que se pretende aqui é recortar a palmeira e os ramos de modo a substituir o céu.
Para verem isso na vossa imagem sem terem de aumentar os ícones da paleta do Canais ou fazer o Split Channels, carreguem em
CRTL+1 para o canal vermelho, 2 para o verde e 3 para o azul.
CRTL+~ e voltam a ver o canal composto RGB.
Neste caso , como foi dito, o canal azul é o que melhor serve para a criação da mascara mas, temos de o duplicar e de lhe aumentar o contraste. Caso contrário estaríamos a trabalhar sobre o próprio canal azul, e a imagem ia ficar com tons azulados.
Para o duplicar arrastamos o canal para o ícone na paleta dos canais marcado com um círculo vermelho. O canal é assim duplicado e vamos trabalhar sobre ele.

Podemos aumentar o contraste ao canal de várias maneiras, vamos utilizar esta.
MENU> IMAGE> APLLY IMAGE

Estas são as opções que devem de seleccionar, caso tenham duplicado o canal vermelho em Channel escolhem vermelho se for verde então usem o verde.

O canal aumenta de contraste, o que se verifica logo. Repetem o mesmo comando só que usem em Blending Mode, Overlay, no final o vosso canal estará com este aspecto.

Parece pronto, mas vamos ainda dar algumas afinações. Com o cursor, medimos os valores nas zonas em branco, devem de mostrar um valor de K: 0 %
Façam os ajustes necessários com o comando Levels ou Curves, nunca contrastando de mais.
No caso desta imagem, o mesmo se poderá passar nas vossas, vão existir zonas que estão a branco.

Vamos utilizar o pincel para pintar sobre estas zonas, só que este deve de estar e modo Overlay, pintado a preto por cima de áreas brancas, estas não vão ser afectadas, e vice-versa. No final deveram de obter um resultado como este, ou seja preto e branco.

O vosso canal Alpha está pronto para ser usado. Cliquem no 1º ícone em baixo a contra da esquerda na paleta para carregar a selecção, voltem a carregar em CRTL+~ de modo a activarem o canal composto e trabalharem sobre ele, caso contrário estariam a trabalhar no canal Alpha criado. Como foi explicado na parte 1º, as zonas a preto no canal escondem, mascara Hide All, e as zonas a branco revelam, Mascara Reveal All Neste caso como se pretende aplicar uma nova cor por trás da palmeira, temos de inverter a mascara.
MENU>IMAGE>ADJUSTEMENTS>INVERT (CRTL+I)
Este é o aspecto da mascara, depois de invertida.

Podemos suavizar a mascara de modo a termos uma transição entre o que pretendemos recortar menos marcada e mais real. Dependendo da resolução da imagem, mas um valor com o Gausian Blur de 0, 3 é mais que suficiente.
Eis o resultado depois de activada a selecção desta mascara. E aplicado o comando Layer Via Copy ao Background.

Invertendo a selecção através do comando
MENU> SELECT> INVERSE
Podemos preencher o fundo a outra cor, mover a layer para outra imagem de modo a criar montagens, ou aplicar qualquer comando de modo a tratar a imagem.

No final, inspeccionem tudo, e façam os ajustes necessários ao vosso canal Alpha, pintando a preto nas áreas a esconder e vice-versa. Apliquem um filtro Blur farquinho na mascara para suavizar o recorte. Ou em
Menu>Layer>Matting>Defringe
Apliquem à imagem, não à mascara um valor de 1 a 2 Pixeis, estes valores são mais que suficientes.
Não desesperem se não sair logo à primeira, afinal estam a aprender. Quanto maior a definição da vossa imagem, melhor, pode-se ver que aqui ao utilizar uma imagem JPG, os recortes das folhas não ficam bem marcados. Façam, experimentem, e nunca desistam.
Voltar ao Topo Ir em baixo
vieirinha
Fundador
Fundador
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 1540
Idade : 35
Localização : Porto\ London\ UK
Emprego/lazer : A procura de melhor
Humor : britanico
Data de inscrição : 31/01/2008

MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   Sex Set 04, 2009 12:02 am

cool

_________________

Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olhares.aeiou.pt/utilizadores/detalhes.php?id=68905
Luis Filipe
Respira JPEG
Respira JPEG
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 303
Idade : 58
Localização : Matosinhos
Data de inscrição : 13/03/2008

MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   Sex Set 04, 2009 9:18 am

gostei da aula...
Voltar ao Topo Ir em baixo
José Gonçalves
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático


Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 50
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Formador de Fotografia e Photoshop
Data de inscrição : 02/09/2009

MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   Sab Set 05, 2009 12:44 am

Nesta Dica ou Tutorial como lhe quiserem chamar que vai ser separado em duas partes, vamos aprender a utilizar os canais de modo a salvar selecções, e transformar um canal numa mascara, que nos vai permitir proteger /recortar um objecto da imagem.
Todas as imagens e gráficos que ilustram este tutorial foram feitos por mim, excepção feita às que foram tiradas do interface do Photoshop por isso lê o que se segue antes de fazeres Copiar Colar para outros sites.
Antes da mais algumas notas.
1º Isto é longo muuuuuuuuuuuuito longo. Pertence á categoria avançada em Photoshop, e costumo ensinar isto em aulas avançadas, mas Novatos todos fomos um dia certo? Por isso experimenta fazer isto.
2º As imagens que vão estar disponíveis na 2ª parte, estão em formato TIFF, alojei as mesmas num servidor e destinam-se única e exclusivamente para poderem praticar. Existem duas, a primeira é a que está a ser utilizada aqui “ Fragata Dom Fernando e Glória II “, e a Arvore / Palmeira.
3º As imagens são de minha autoria, e não valem mesmo nada. Não a sério vejam bem, que raio de fotógrafo é que faz umas coisas tão inúteis como estas e mete a malta a descarregar as mesmas na net? Eu claro está, mas isto apenas para dizer uma coisa, foram feitas de propósito para eu utilizar e explicar nas aulas como se faz isto, e servem para o efeito….mas não deixam de ser uma tanga.
4º Queres utilizar as mesmas no teu site para explicares aos teus amigos como se faz, ou porque vais fazer Copiar Colar, deste testamento por inteiro? Na boa, sem problemas, estás a ver a coisa lá em cima a dizer Mensagem privada, então já que não tens o meu email, pede-me autorização primeiro, e pedir não custa nada, além disso ficas a conhecer um tipo porreiro….EU.
5º Que deveria de ser a 1ª, diverte-te a fazer isto, não penses ou nunca assumas tratamento de imagem como SECA, senta-te em frente ao computador e diverte-te, faz pausas. Se te corre mal, e começas a amaldiçoar o computador muda de sistema operativo tipo para o LINUX e manda o Bill Gates à fava Very Happy …Não claro que não, mas salva tudo, de preferência em formato PSD, e continua mais tarde. E de qualquer modo o Gates já não é presidente da MSoft.
Ok então vamos lá começar. Primeiro uma explicação sobre os canais. O que são e onde são visualizados na área de trabalho do Photoshop.
Situam-se na paleta Channels ou Canais no PSH em Português / Brasileiro.

O que vês são 4 Ícones:
RGB = Canal Composto
R = Red
G= Green
B=Blue
Ou CMYK, caso a imagem esteja nesta formato.
CMYK = Canal Composto
C=Cyan
M=Magenta
Y=Yellow
K=Black (o B não é utilizado de modo a não se fazer confusão com o BLUE)

Cada canal tem, em modo RGB ou CMYK, 8 bits de informação, excepto se a imagem foi digitalizada ou convertida de RAW através de Adobe Camera Raw em 16 Bits. Mas vamos assumir que estão em 8 Bits, em geral é o que obtemos e boa parte de vocês trabalham com imagens a 24 bits. 24 Bits? Mas disseste 8 Bits… sim eu sei mas, combinados os 3 formam uma imagem a 24 bits 8X3= 24, e em CMYK, 8X4= 32.
16 Bits por canal obtém-se uma imagem de 48 bits, em modo RGB claro está, método este o mais correcto para se fazer a edição de imagem (atenção converter a imagem de 8 para 16 bits no Photoshop não funciona, é basicamente o mesmo que fazer interpolação da imagem, tentado colocar pixéis onde eles não existiam originalmente)
Ficaste confuso com os 8 Bits e os 16 Bits
1 Pixel com 1 bit tem 2 cores, ou é preto ou é branco 0 e 1, código binário
A 4 bits terá 16 tons de cinzento, aquilo que a malta gosta de chamar os gray scales.
2X2X2X2 = 16 tons de cinzento, é utilizado em ícones.
A 8 bits tem 256 tons de cinzento
2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 256 tons de cinzento, por canal.
Como tens 3 canais tens
2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 x 2 = 16,777,216
Ou se preferires,
256 X 256 X 256 = 16,777,216 de cores.
Bem então se a 24 Bits tens este numero de tons, a 16 bits o que tens?
2X2X2X2X2X2X2X2X2X2X2X2X2X2X2X2 = 65536 tons de cinzento por canal.
Ora,
65536 X 65536 X 65536 =281,474,976,710,656 de cores.(é o euromilhões das cores)
Yup, é mais do que o nosso olho consegue diferenciar, já que apenas consegue distinguir 10 Milhões de cores, mas o que preferes? Editar uma imagem com 16,777,216 tons, em que ao fazeres seja o que for, perdes valores nos tons pretos e brancos ou, preferes editar com 281,474,976,710,656 tons, em que ficas com uma margem muito maior de cinzentos para acertos de cor e luminosidades?
Um ficheiro a 48 bits tem o dobro do peso em MB de uma a 24 bits.
Curiosidade, se colocarem a vossa maquina num tripé, e tirarem a mesma foto em modo, preto e branco 3 vezes, mas colocando 1 filtro vermelho, outro verde e outro azul entre cada foto, ao mesmo sujeito podem juntar tudo no Photoshop e obter uma imagem a cores.
Voltando aos canais, uma imagem é basicamente uma sandes de canais com uma canal para cada cor, não fazer confusão com layers, CANAIS NÃO SÃO LAYERS.

Por predefinição o Photoshop mostra os canais sob a forma de Preto e Branco, ou Escala de Cinzentos, se os quiserem ver a cores vão a:
File> Preferences> Display & Cursors
No CS3:
File> Preferences> Interface> General
Marquem a opção "Color Channels in Color", mas isto é inútil para o tratamento de imagem.
Continuando, quando fazemos uma selecção e pretendemos salvar, a mesma para uso posterior o programa tem de colocar essa mesma informação num sítio, e faz isso criando um novo canal, que aparece na paleta dos canais ao qual é atribuído o nome Alpha. E porquê, na paleta dos canais? Porque a mascara que vai ser convertida numa, selecção é na realidade um canal P/B a 8 bits, tem os mesmos 256 tons de cinzento, que o ficheiro, original. Se quiserem salvar uma selecção para uso futuro vão a:
(Com a selecção activa)
MENU> SELECT> SAVE SELECTION
E na caixa de diálogo que aparece na opção CHANNEL escolhem New.
Eis o canal que é criado e onde está alojada a selecção.

Na paleta dos Layers a mesma selecção aplicada a uma layer mask.

O resultado:

Uma mistura entre as duas.camadas Como foi feita?
Comecei por criar, um novo canal, na paleta dos canais clica-se no ícone ao lado do caixote do lixo, e vão obter um canal todo preto. Neste caso como vamos começar a falar de mascaras. Dividi a imagem em 4 partes iguais e fiz a selecção com a Rectangular Marquee Tool (a partir da esquerda) a 1ª selecção foi preenchida a preto, a 2ª a branco, a 3ª com cinzento 50 % e a 4ª com um gradiente preto para branco, o que dá o efeito de um degrade.
De seguida fiz:
MENU> SELECT> LOAD SELECTION
Aparece esta caixa de diálogo:

Escolhem a opção Alpha 1,que é o canal onde guardei o que fiz anteriormente. Como não existem selecções activas, em Operation apenas está disponível New Selection.
O que vos vai aparecer na imagem é isto, adicionei uma layer em branco para que fosse possível verem a selecção, a, layer não existe nem é criada depois dos passos descritos até aqui, nem posteriormente:

À esquerda da imagem não existe nada seleccionado, porque essa é a área preenchida a preto, que corresponde nas layers mask a uma Mask Hide All, logo a seguir temos, a selecção preenchida a branco, (imagine um rectângulo lá) corresponde a Mask Reveal All, continuando, temos a secção preenchida com 50 % cinzento, o Photoshop representa a selecção como uma preenchida a branco, e no final, a preenchida com o degrade. Apesar de não aparecer como a secção a branco ou a cinza, o Photoshop sabe que ela lá esta´, só que não consegue mostrar zonas preenchidas com valores abaixo dos 50 %, mas ela á carregada, dai em alguns casos vos aparecer a mensagem:
Warning: No Pixels are more than 50 % selected. The selection edges will not be visible
Só que ela está lá, o programa é que não a consegue mostrar.
De seguida voltei á minha paleta das Camadas / Layers, e activando a layer de cima adicionei uma mascara clicando no 3º ícone a contar da esquerda, ou seja o que está á direita do fx.

E o resultado final pode ser visto na foto, Mistura entre o muro e o arbusto.
Isto tudo até aqui para que percebam:
Como funcionam selecções.
Como podem criara as mesmas a partir de canais Alpha
O que são os canais Alpha

Se preencherem uma zona a Preto no canal Alpha, estão a proteger essa mesma zona, corresponde a tudo o que fica fora numa selecção. Preenchendo a Banco obtêm-se o oposto, preenchendo com diferentes tonalidades de cinzento, vão obter um mistura entre as duas camadas.
Na 2ª parte deste já extenso texto, vão aprender a seleccionar um dos canais já existentes e transformar o mesmo numa selecção, para recortar objectos difíceis. Como nestes casos.


Aqui ficam os 5 passos para criar e trabalhar com Canais Alpha e respectivas mascaras.
1 Criara a mascara no canal Alpha
2 Activar a camada/ Layer para onde esta mascara / selecção vai ser aplicada.
3 Activar a mascara do Canal Alpha
4 Aplicar o efeito ou ajuste que se pretende
5 Caso seja necessário, reajustar a mascara da camada (Layer Mask)
Estes aprendi num seminário feito pela Katrin Eismann, à uns anos no Algarve.
Dê-em a vossa opinião sobre isto, se tiver erros apontem, que eu corrijo.
Até Jazz
Voltar ao Topo Ir em baixo
StephenieMorgan
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático
avatar

Feminino
Número de Mensagens : 17
Idade : 34
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Estudante
Data de inscrição : 04/09/2009

MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   Sab Set 05, 2009 10:10 pm

Obrigada pelas dicas, nunca tinha cortado nada do fundo com essa técnica. Parece rápida e eficiente!
Para falar a verdade, tenho ido sempre pela mais demorada lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
José Gonçalves
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático


Masculino
Número de Mensagens : 15
Idade : 50
Localização : Lisboa
Emprego/lazer : Formador de Fotografia e Photoshop
Data de inscrição : 02/09/2009

MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   Dom Set 06, 2009 12:52 am

Rápida, rápida não é Very Happy depende sempre do objecto recortado.
Dizes que costumas recortar pelo outro método, que imagino ser ou com a lasso tool, ou a Pen Tool. Não está errado, para objectos com contornos simples usa-se a lasso tool.
Para o photoshop é o mesmo que criara uma mascara, já que ele "guarda na sua cabeça" ou cria, mesmo que não a vejamos, uma mascara.
Voltar ao Topo Ir em baixo
MAIA
Respira JPEG
Respira JPEG
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 752
Idade : 43
Localização : PORTO/MAIA
Humor : sempre!!!mas não me lixem!
Data de inscrição : 31/01/2008

MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   Dom Set 06, 2009 1:15 am

parabens José!

Excelentes os tuturiais que aqui nos tens apresentado! uma mais valia para o fórum sem duvida!

obrigado e venham mais PF Very Happy

abraço,
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.omaiato.blogspot.com
Rui Bandeira
Respira JPEG
Respira JPEG
avatar

Masculino
Número de Mensagens : 622
Idade : 47
Localização : Porto / Gaia
Emprego/lazer : não obrigado/nunca é demais
Data de inscrição : 03/06/2008

MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   Dom Set 06, 2009 3:45 pm

obrigado
continua com o exelente trabalho
lol!

_________________

www.imagememarca.com
http://ruibandeira.fotosblogue.com/
Excelente é pensar em algo impossível de se fazer, e faze-lo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.imagememarca.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Mascaras e canais Alpha   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Mascaras e canais Alpha
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Novos Canais HDs e SDs na escuro TV (70w)
» Novos canais HD no SAT 70W
» [Comentários] Alpha Max - Dragon's Crown - Sorceress [+16]
» [Comentários] Saint Cloth Myth EX - Siegfried de Dubhe a Estrela Alpha
» PMR 446 - 16 canais

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
JPEG :: A Técnica :: Edição / Técnica-
Ir para: