JPEG

Actividades relacionadas com fotografia
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
JPEG Actividades relacionadas com fotografia JPEG
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» Kit Transformador AC referência ACK-E15
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyQua Dez 04, 2013 4:32 pm por adalpt

» ola amigos
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyQua Jun 12, 2013 7:52 pm por Tierri

» Vendo bolsa para objectiva Case Logic 15e
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyDom Dez 30, 2012 4:30 pm por ineshilariog

» Olá, pessoal...
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySab Dez 08, 2012 2:16 am por U20COSASCO

» Festa de Natal
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Nov 16, 2012 10:30 pm por Brutoon

» WildThing - Barcelos
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyDom Abr 01, 2012 12:44 pm por WildThing

» Fábio Martins
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySeg Out 24, 2011 11:27 pm por PhabioMartins

» Daniel Santos.
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyQua Set 21, 2011 6:26 pm por Daniel Santos

» Sigma 70-300 mm f4-5,6 APO DG Macro para Canon
10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyDom Set 11, 2011 8:46 pm por mariograciosa

Parceiros
Agosto 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
CalendárioCalendário

Compartilhe
 

 10 dicas para fotografar fogo de artifício

Ir em baixo 
AutorMensagem
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 9:31 am

10 dicas para fotografar fogo de artifício How-to-photograph-fireworks-3-1 10 dicas para fotografar fogo de artifício Fireworks-5

.
Com o aproximar das festividades do 4 de Julho nos estados unidos, os autores de vários sites ou blogues de fotografia foram ao fundo do baú do conhecimento e desataram a mandar cá para fora as mais diversas opiniões acerca deste tema...
Ora, como por cá também entramos pela época das festas de verão "adentro", e obviamente todos e qualquer um de nós vai querer experimentar mais uma vez registar o bulício da sua terrinha natal, cá fica uma compilação das mais populares dicas para que o resultado seja em grande.

1º - Use um tripé
Provavelmente a dica mais importante é a de certificar-se que a máquina se encontra bem firme ou presa a algo que garanta uma posição estática ao durante os registos. Iremos utilizar velocidades de obturação longas que serão excelentes para registar o movimento dos fogos e nunca da máquina. Várias soluções se adequam à finalidade mas, obviamente, o uso de um tripé é o mais adequado.

2º - Disparador remoto
Uma das melhores maneiras de manter a máquina bem firme é evitar o contacto das mãos usando um disparador remoto. Por norma, as marcas possuem modelos que se adequam na perfeição aos seus aparelhos mas há uma enorme quantidade de dispositivos da concorrência que, a preços bem mais acessiveis, fazem a mesma coisa. Para quem não tem um destes dispoditivos (eu usava este método antes de comprar um), a alternativa é trabalhar com a máquina em modo "self timer", pois a máquina irá ter tempo de abanar o que quizer antes de disparar. O problema é que por este método seria preciso estar muito bem atento e antecipar com exactidão o rebentamento dos fogos.

3º - Enquadramento
Fotografar fogos de artifício requer alguma preparação. Isto obviamente se não se quizer limitar a fotografar as explosões em sí. Apreciar antecipadamente a paisagem que poderá ser inserida na composição da fotografia é uma excelente forma de conseguir executar fotos com mais impacto. Quaiquer linhas de força que possam ser aproveitadas para dar mais vida e profundidade ao registo serão seguramente acréscimos à qualidade final. Além disso há aínda a velha questão da posição da máquina: Retrato ou paisagem? - Fica a dica (retrato para fotos em distancia focal elevada ou paisagem para registos mais abrangentes)... A ter tambem em atenção com bastante antecedência o possivel posicionamento das outras pessoas de modo a não ficar com cabeças alheias a emplastrar as fotos. Não menos importante será, obviamente, o impacto que a sua presença causará no bem estar dos outros.

4º - Distância focal
Uma das situações mais dificeis neste género de situações é a captura de pormenores parciais de uma explosão de fogo de artifício com uma lente de distância focal longa. O auto-focus dificilmente encontrará um contraste tempo suficiente para que seja reconhecido como tal e consequentemente se adapte a essa distância, por isso, se quizer insistir num registo de pormenor deverá utilizar focagem manual e ir por tentativas. Pessoalmente, parece-me que a atitude mais sensata será a de efectuar registos usando uma distância focal mais curta e abrangente e, se quizer, fazer posteriormente uns crops para ficar com pormenores parciais.

5º - Abertura
É frequente pensar-se que, por ser de noite e haver movimento de luz, o melhor será usar uma lente rápida e luminosa. Puro engano... O brilho das luzes é deveras intenso e tenderá a sobreexpor a imagem. Além disso, o resultado mais interessante será o de rastos de luz controlados e não o momento congelado. A utilização de uma abertura intermédia entre f/8 e f/16 é recomendável.

6º - Velocidade de obturação
Este aspecto é provavelmente mais importante que a abertura. Os fogos de artifício apresentam movimento e um bom fotógrafo quererá obviamente mostrá-lo de forma controlada e equilibrada. Para isso será preciso definir uma exposição longa mas acertada. A técnica mais eficaz será a de utilizar o modo BULB em conjunto com um disparador remoto. BULB é um modo presente na maior parte das DSLR’s e que consiste na abertura do obturador durante o tempo em que se mantiver o disparador pressionado. Esta técnica consistirá em abrir o obturador imediatamente antes da explosão e fechar no momento em que deixar de brilhar. Obviamente poderá testar múltiplas velocidades de obturação (andará por volta dos 2 segundos de exposição) mas definitivamente o modo BULB será o mais indicado. Nunca mantenha o obturador aberto durante demasiado tempo. Há sempre a tentação de o fazer pelo facto de pensarmos que como está escuro temos boa margem de manobra para tal. A questão é que, como já disse acima, a luz do fogo é deveras brilhante e irá com toda a certeza sobreexpor a fotografia.

7º - ISO
Definitivamente, a utilização do valor de sensibilidade mais baixa que a máquina disponibilizar é recomendável. Desta forma garantimos a menor existência de ruído possível. Utilize um valor de ISO 100 e o bom resultado será garantido. Algumas bridge disponibilizam um valor ISSO 64, é de aproveitar…

8º - Esqueça o flash
A utilização do flash não terá qualquer impacto na captura da foto além de enganar a máquina fazendo-a “acreditar” que irá precisar de uma obturação rápida. Há que ter a noção de que o flash tem um alcance de apenas alguns metros e, mesmo que se encontrasse a essa distância do fogo de artifício, não haveria nada para iluminar a não ser algum fumo que por ali deambulasse. Obviamente o resultado final seria extremamente desagradável.

9º - Fotografe no modo MANUAL
Com tempo, as fotos acabarão por resultar melhor se utilizar exposição e focagem manuais. Obviamente perderá uma série de primeiras explosões até que tenha o set up definido mas verá que depois de acertar a focagem, atendendo a que a baixa abertura que está a utilizar lhe concede uma profundidade de campo bem abrangente, a nitidez será excelente daí para a frente. Obviamente não se poderá esquecer que, a cada vez que alterar a distância focal, terá que voltar a acertar a focagem.

10º - Faça experiências
Obviamente, isto são apenas dicas que o orientarão para um determinado fim e o ajudarão a ficar bem lá perto senão no ponto mas o gosto de cada um é que definirá quando atingiu a perfeição. Por norma, deverá ir espreitando os resultados de vez em quando para ver se não está a esquecer de nada ou até mesmo se não está a ter uma má interpretação da situação. Mesmo depois de se ter assegurado que afinou a máquina para aquilo que desejava, não se esqueça que as condições poderão mudar ao longo do trabalho.

Inspiração:
DPS (Digital Photography School)
ePhotoZine
About.com:Photography

Deu-me imenso trabalho, por isso… Façam favor de pôr em prática!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
Rui Bandeira
Respira JPEG
Respira JPEG
Rui Bandeira

Masculino
Número de Mensagens : 622
Idade : 47
Localização : Porto / Gaia
Emprego/lazer : não obrigado/nunca é demais
Data de inscrição : 03/06/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 9:48 am

cheers
muito bom.
eu recebo a newsletter da DPS e ja tinha lido estas dicas mas valeu o trabalho de tradução.
lol!

_________________
10 dicas para fotografar fogo de artifício Assinatura2t
www.imagememarca.com
http://ruibandeira.fotosblogue.com/
Excelente é pensar em algo impossível de se fazer, e faze-lo!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.imagememarca.com
vieirinha
Fundador
Fundador
vieirinha

Masculino
Número de Mensagens : 1540
Idade : 36
Localização : Porto\ London\ UK
Emprego/lazer : A procura de melhor
Humor : britanico
Data de inscrição : 31/01/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 11:34 am

Boa Jose eduardo muito bom mesmo.

Aqui ficou mais uma boa aula de como se fazer bem

abraco
Vieirinha

_________________
10 dicas para fotografar fogo de artifício Selsmx
10 dicas para fotografar fogo de artifício 2mngg9w
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://olhares.aeiou.pt/utilizadores/detalhes.php?id=68905
telmo abreu
Fotográfo dia sim dia não
Fotográfo dia sim dia não
telmo abreu

Masculino
Número de Mensagens : 598
Idade : 52
Localização : marinha grande
Emprego/lazer : operador cad-cam / pesca desportiva
Humor : 1000%
Data de inscrição : 26/02/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 3:40 pm

sempre util este tipo de informação, ainda não fez muito tempo quer tive de pedir ajuda aqui ao pessoal do jpeg , de como deveria captar este tipo de registos, quando experimentei saíu-me uma grandessíssima cagada, não pela informação que me tinham dado, pois até era bastante similar a esta, a questão é que quando vamos com este tipo de informação para o terreno e só nos preocupamos em obter um grande plano, nitidez etc, e descuramos o "hardware" como me aconteceu, podemos dizer que fracassamos e de que maneira, senão vejam: começo a sessão a disparar e afinar a maquina, quando esta se desliga e me diz que tenho de mudar a bateria, erro crasso, esquecime de verificar o nivel de carga, coloco o suporte para pilhas e meto as pilhas recarregadas há muito, não chego a tirar nenhuma pois já não tinham carga, retiro aquelas ,coloco alcalinas para jogar pelo seguro, e quando vou começar a clicar, acabasse o fogo lol! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 3:50 pm

Eh! Eh! Isso é um azar dos diabos...
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
telmo abreu
Fotográfo dia sim dia não
Fotográfo dia sim dia não
telmo abreu

Masculino
Número de Mensagens : 598
Idade : 52
Localização : marinha grande
Emprego/lazer : operador cad-cam / pesca desportiva
Humor : 1000%
Data de inscrição : 26/02/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 4:29 pm

pois é não podem ser só vitórias, as derrotas complementam-nos, tão depressa não caio na mesma lol! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Luis Filipe
Respira JPEG
Respira JPEG
Luis Filipe

Masculino
Número de Mensagens : 303
Idade : 58
Localização : Matosinhos
Data de inscrição : 13/03/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 5:52 pm

muito bom José Eduardo...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Jorge
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Jorge

Masculino
Número de Mensagens : 311
Idade : 68
Localização : Coimbra-Portugal
Emprego/lazer : Rendimentos
Data de inscrição : 19/12/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySex Jul 03, 2009 9:59 pm

Edzz escreveu:
Eh! Eh! Isso é um azar dos diabos...
Gostava de saber o que achaste das minhas. A única coisa que escreveste foi: nunca me entendi com este fenómeno. Não sei se leste o que eu escrevi, mas as fotos foram tiradas a cerca de 400 m de distância e dum ponto alto. Gostava de saber o que achaste delas. COM SINCERIDADE. lol! lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySab Jul 04, 2009 8:03 am

Já lá fui caro Amigo... Mais sincero não podia ter sido... A verdade é que da primeira vez tinha uma serie de dúvidas acerca da técnica adequada para o efeito. Estava convencidíssimo que o congelamento de imagem com obturações rápidas seria a via ideal e que apenas me faltaria luminosidade de lente. Puro engano...
Num sábado deste mês, o aniversário do meu Pai calhará precisamente no dia das festas de Verão lá da aldeia em que nasci. O local da festa de aniversário tem uma vista privilegiada para quase uma hora de fogos de artifício (maluquices). A vista a partir da zona superior de uma encosta quando os fogos são lançados lá de baixo contempla a possibilidade de não ser preciso dobrar o pescoço. Ora, neste caso, conseguirei obviamente apanhar um excelente enquadramento com uma profundidade de vários quilómetros. Com alguma sorte, apanharei outros fogos que se realizarão em simultâneo nas aldeias vizinhas. Isto, obviamente se não me acontecer nenhum percalço como ao Telmo Abreu!!! scratch
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
Jorge
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Jorge

Masculino
Número de Mensagens : 311
Idade : 68
Localização : Coimbra-Portugal
Emprego/lazer : Rendimentos
Data de inscrição : 19/12/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySab Jul 04, 2009 5:08 pm

Edzz escreveu:
Já lá fui caro Amigo... Mais sincero não podia ter sido... A verdade é que da primeira vez tinha uma serie de dúvidas acerca da técnica adequada para o efeito. Estava convencidíssimo que o congelamento de imagem com obturações rápidas seria a via ideal e que apenas me faltaria luminosidade de lente. Puro engano...
Num sábado deste mês, o aniversário do meu Pai calhará precisamente no dia das festas de Verão lá da aldeia em que nasci. O local da festa de aniversário tem uma vista privilegiada para quase uma hora de fogos de artifício (maluquices). A vista a partir da zona superior de uma encosta quando os fogos são lançados lá de baixo contempla a possibilidade de não ser preciso dobrar o pescoço. Ora, neste caso, conseguirei obviamente apanhar um excelente enquadramento com uma profundidade de vários quilómetros. Com alguma sorte, apanharei outros fogos que se realizarão em simultâneo nas aldeias vizinhas. Isto, obviamente se não me acontecer nenhum percalço como ao Telmo Abreu!!! scratch
Já agora não esquecer o tripé. Máquina na mão, mais vale estar a dormir. Eu tirei umas da minha varanda com a máquina na mão e em manual. Não têm nada a ver com estas que tirei agora. Ficaram um pouco desfocadas e tremidas. Já li e comentei os comentários do sr. José Eduardo. Há uma coisa que eu não disse: das fotos que tenho no Olhares foram todas tiradas em modo Scene e depois Fogo de Artifício. Claro está que eu tenho uma Olympus 510... não sei se a Sony 350 tem as mesmas possibilidades. scratch lol! lol! A máquina não foca contra um fundo "vazio" , escuro e que se encontra a uma quantidaaaaaade de quilómetros de distância. Quando os foguetões rebentam nós temos apenas uns (2-3) segundos para afinar a pontaria e disparar. Quando disparamos já lá não está coelho nenhum. Depois de ter tirado umas 10 fotos, que de maneira alguma me estavam a satisfazer, eis que se acendeu uma luz na casa das máquinas (cérebro). Era de estearina, mas era uma luz. lol! lol! Resumindo: a única dificuldade é focar. Tudo o resto são procedimentos absolutamente normais em qualquer outro tipo de foto. Eu tinha ainda um grande contra: o fogo muito espaçado e durou apenas 15 min. Estou convencido de que será o mesmo que se vai passar na aldeia do papá do sr. José Eduardo. Para o ano, aquando das festas da Rainha Santa Isabel, vou experimentar outra vez. O fogo costuma ser mais contínuo e durar um pouco mais. Apesar de que com a "crise" nunca se sabe. Em último caso lá terei eu que acender a vela outra vez. lol! lol! lol!
Boa sorte e bom fim de semana.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Magal
Respira JPEG
Respira JPEG


Masculino
Número de Mensagens : 695
Idade : 68
Localização : Porto extremo
Emprego/lazer : .
Data de inscrição : 05/05/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptySab Jul 04, 2009 8:18 pm

São óptimas dicas. E já agora vamos lá praticar: Hoje, dia 4, há fogo de artificio na Afurada às 24 horas.
lol!
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyDom Jul 05, 2009 4:18 am

Jorge escreveu:
A máquina não foca contra um fundo "vazio" , escuro e que se encontra a uma quantidaaaaaade de quilómetros de distância. Quando os foguetões rebentam nós temos apenas uns (2-3) segundos para afinar a pontaria e disparar.

Salvaguardando sempre a possibilidade de me estar a falhar algo, perece-me que não deverá ser assim tão dificil efectuar a focagem. Se estivermos a utilizar focagem manual e espreitarmos pelo view finder, estou convencido que, graças à elevada profundidade de campo que uma abertura estreita nos vai conceder, ao fim da segunda explosão (obviamente teremos que abdicar de resgistar algumas primeiras) já acertamos com a focagem.
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
Jorge
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Jorge

Masculino
Número de Mensagens : 311
Idade : 68
Localização : Coimbra-Portugal
Emprego/lazer : Rendimentos
Data de inscrição : 19/12/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyDom Jul 05, 2009 10:59 pm

Edzz escreveu:
Jorge escreveu:
A máquina não foca contra um fundo "vazio" , escuro e que se encontra a uma quantidaaaaaade de quilómetros de distância. Quando os foguetões rebentam nós temos apenas uns (2-3) segundos para afinar a pontaria e disparar.

Salvaguardando sempre a possibilidade de me estar a falhar algo, perece-me que não deverá ser assim tão dificil efectuar a focagem. Se estivermos a utilizar focagem manual e espreitarmos pelo view finder, estou convencido que, graças à elevada profundidade de campo que uma abertura estreita nos vai conceder, ao fim da segunda explosão (obviamente teremos que abdicar de resgistar algumas primeiras) já acertamos com a focagem.

Peço desculpa, mas fui ler o meu comentário outra vez e verifiquei que não me tinha explicado bem. O foco tem que ser manual e foi o que eu fiz. O modo Scene e fogo de artifício tem a vantagem de ajustar todos os outros parâmetros à intensidade da luz sem termos que nos preocupar com isso. Isto é uma vantagem devido à limitação de tempo que temos.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício EmptyQua Jul 29, 2009 12:48 pm

.
Tentei pôr em prática todas as dicas... Tive alguma sorte porque, apesar da crise, o fogo durou quase uma hora (poupa-se noutras coisas e esmera-se no que dá nas vistas). Antes de se iniciar questionei-me acerca da distância focal a utilizar e que informação incluir no enquadramento. Apesar de ser um ambiente rural bem bonito durante o dia, as luzes da noite não têm nada de atractivo, por isso pus de parte a grande angular e muni-me com a 55-200 de modo a captar close up's das explosões. Por este motivo, na maior parte dos registos, a explosão não cabia toda na área do sensor. Nos que couberam, o interesse e impacto visual não era tanto!!! Tambem tive imprevistos... a pilha do disparador remoto teimava em não querer aguentar o serviço completo e tinha que andar sempre a ligar e desligar!!! Fica a amostra...

10 dicas para fotografar fogo de artifício 2947712

10 dicas para fotografar fogo de artifício 2947729
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty
MensagemAssunto: Re: 10 dicas para fotografar fogo de artifício   10 dicas para fotografar fogo de artifício Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
10 dicas para fotografar fogo de artifício
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
JPEG :: A Técnica :: Edição / Técnica-
Ir para: