JPEG

Actividades relacionadas com fotografia
 
InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
JPEG Actividades relacionadas com fotografia JPEG
Buscar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» Kit Transformador AC referência ACK-E15
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyQua Dez 04, 2013 4:32 pm por adalpt

» ola amigos
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyQua Jun 12, 2013 7:52 pm por Tierri

» Vendo bolsa para objectiva Case Logic 15e
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyDom Dez 30, 2012 4:30 pm por ineshilariog

» Olá, pessoal...
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptySab Dez 08, 2012 2:16 am por U20COSASCO

» Festa de Natal
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptySex Nov 16, 2012 10:30 pm por Brutoon

» WildThing - Barcelos
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyDom Abr 01, 2012 12:44 pm por WildThing

» Fábio Martins
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptySeg Out 24, 2011 11:27 pm por PhabioMartins

» Daniel Santos.
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyQua Set 21, 2011 6:26 pm por Daniel Santos

» Sigma 70-300 mm f4-5,6 APO DG Macro para Canon
Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyDom Set 11, 2011 8:46 pm por mariograciosa

Parceiros
Agosto 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
CalendárioCalendário

Compartilhe
 

 Vídeo na EOS 5D Mark II

Ir em baixo 
AutorMensagem
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

Vídeo na EOS 5D Mark II Empty
MensagemAssunto: Vídeo na EOS 5D Mark II   Vídeo na EOS 5D Mark II EmptySeg Maio 25, 2009 11:22 am

Publicado por Alex Araújo em fotozine.com

Tewfic, do Travel Photographer, encontrou o vídeo abaixo, um comercial formado por diversos pequenos vídeos produzidos com a Canon EOS 5D Mark II, cada qual usando uma lente específica da Canon.



Não é tão fácil quanto parece e Twefic também adverte sobre isso. De fato, e continuo insistindo no assunto mais para alertar os desavisados e excessivamente empolgados do que para desmotivar quem já despendeu sua grana. Filmar com a 5D Mk II é um grande parto e ao contrário do que Twefic pensa, não se trata meramente de pensar diferente, de treinar e se acostumar com uma nova forma de agir.

A câmera fotográfica tem desenho e funcionalidades para fazer fotografia. Foi desenhada para ser mantida próxima ao olho e registrar o momento num simples clique. Mesmo a recente funcionalidade de live-view não funciona adequadamente nos corpos atuais. Experimente usar o live-view com uma 1Ds MarkIII suspensa na mão e verá do que falo. O corpo da câmera não foi desenhado e ainda não esta adaptado para ser usado desta maneira. E se não bastasse, mesmo os fotógrafos experientes enfrentam dificuldades para se adaptar a esta maneira de segurar a câmera.

O resultado? É horrível obter e manter foco com a 5D MkII. É claro que o design inadequado e a dificuldade com foco podem ser, em parte, compensados por tripés e acessórios diversos e mais claro ainda que que tais acessórios não são baratos, podendo ultrapassar facilmente os 3 digitos. Mas o que são algumas centenas de dólares a mais para quem já despendeu $ 2,700 na câmera, heh?! O uso de um tripé ou de um acessório de estabilização como uma Glidecam (meu preferido), ajudará a eliminar um dos polos do problema com foco: as vibrações geradas por quem segura a câmera. Mas não adianta sonhar muito não. A câmera também tem que fazer a sua parte e aqui a 5D MkII falha novamente. Seu sistema é amador, não suficientemente rápido, e o sensor full-frame com 36×24mm, maior que o tradicional back de filme 35mm das filmadoras de verdade, agrava ainda mais a situação já bastante precária. Melhor é assumir a verdade nua e crua: esta não é uma filmadora para ser usada em cenas de ação, esportes e movimento, todas situações que requerem constante é rápida mudança de foco.

Mas não é só (só?!) design, foco e estabilização. A filmagem passa por outro problema muito sério. Na Canon EOS 5D MkII não é possível controlar a abertura da lente enquanto estiver filmando. Você mexe no zoom e foco da objetiva. Com acessórios e paciência consegue eliminar parte dos problemas anteriores, relacionados a foco. Mas não tem controle sobre a abertura! E sabe o que de mais sério produzirá com uma “filmadora” sem controle de abertura? Festinha de criança para mostrar a seus parentes!

Brincadeira, é claro. Mas sem controle de abertura é muito complicado fazer uma gravação decente. Veja, porém, como o ser humano é criativo e inovador e sempre dá o seu jeito. Sabe o que o Canonzeiro desbravador fez com sua EOS 5D MkII para simular o efeito de controle de abertura? Girou a objetiva na baioneta! Não, isso não é uma piada. Ele encaixou a objetiva na baioneta da câmera sem todavia travá-la até o final como normalmente fazemos quando vamos fotografar. A objetiva ficou parcialmente solta e dessa forma nosso amigo canonzeiro conseguiu girá-la na baioneta da câmera enquanto filma, simulando o controle de abertura! Solução perfeita, não?!

Mas não é só abertura. O tempo de exposição também não é controlável. Não existe controle manual e nem algo como “Prioridade de Exposição”. A Canon implementa um algorítmo interno para calcular e determinar a melhor abertura e o melhor tempo de exposição, gerando variação no tempo de exposição enquanto filma. E variação de tempo de exposição significa apenas uma coisa: sérias dificuldades para filmar algo decente. Novamente os desbravadores encontraram formas, muito originais por sinal, para exercer algúm controle sobre o tempo de exposição, como documenta o vídeo abaixo:



A discussão sobre os truques para controlar o tempo de exposição podem ser encontrados aqui e aqui. Não preciso dizer que tais artimanhas não se prestam para uso no dia-a-dia e não passam de meras curiosidades.

Mas não é só exposição. Tem também o ISO que não oferece controle manual, o áudio que é amador e requer gravação separada para se obter uma qualidade decente, tem a limitação de controle de fps, a falta de um menu dedicado/centralizado com as funções relacionadas ao Video Mode (e sua falta representa hoje um bocado de cliques), a lenta detecção de constraste e mais outra batalhoada de pequenos problemas.

É porisso tudo que esta história de filmagem numa câmera fotográfica me soa, de fato, muito esquisita. Conversa para boi dormir. E mesmo que assim não fosse, mesmo que eu estivesse falando um grande amontoado de besteiras, o que realmente interessa é que continuamos a comprar máquinas fotográficas para tirar fotos. E é sobre fotografia que esperamos aperfeiçoamentos. Para além de um punhado a mais de megapixels, que seja bem dito.

Mas não é só megapixels. Claro que a Canon se precaveu quanto a estas e outras críticas: “The 5D MKII wasn’t developed as a professional video camera” (A 5D MkII não foi desenvolvida para ser uma filmadora profissional). Ufa, fico aliviado. Ainda bem que a Canon nos avisou sobre isto!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
Convidad
Convidado



Vídeo na EOS 5D Mark II Empty
MensagemAssunto: Re: Vídeo na EOS 5D Mark II   Vídeo na EOS 5D Mark II EmptySeg Maio 25, 2009 11:39 am

És brasileiro??
Voltar ao Topo Ir em baixo
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

Vídeo na EOS 5D Mark II Empty
MensagemAssunto: Re: Vídeo na EOS 5D Mark II   Vídeo na EOS 5D Mark II EmptySeg Maio 25, 2009 1:16 pm

Camané escreveu:
És brasileiro??

Essa interpelação mostra que leste o tópico na diagonal, mas só a partir da segunda linha porque na primeira diz precisamente Publicado por Alex Araújo em fotozine.com
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
José Lopes
Respira JPEG
Respira JPEG
José Lopes

Masculino
Número de Mensagens : 195
Idade : 34
Localização : Porto/Boavista
Emprego/lazer : FotografoProfissional
Humor : vou tendo
Data de inscrição : 24/02/2008

Vídeo na EOS 5D Mark II Empty
MensagemAssunto: Re: Vídeo na EOS 5D Mark II   Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyQui Jul 16, 2009 7:12 pm

so falta ter Focus automatico
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.olhares.com/joselopes2005
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana
Edzz

Masculino
Número de Mensagens : 420
Idade : 39
Localização : MTS / BCL
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição
Data de inscrição : 06/05/2008

Vídeo na EOS 5D Mark II Empty
MensagemAssunto: Re: Vídeo na EOS 5D Mark II   Vídeo na EOS 5D Mark II EmptyDom Jul 19, 2009 10:00 am

José Lopes escreveu:
so falta ter Focus automatico

Lí precisamente sobre isso à uns dias atrás... Foi recentemente lançada uma com focus automatico no modo de gravação de vídeo. Sinceramente não me estou a lembrar da marca nem modelo... A ver se me lembro!!!
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://adversus-omnes.blogspot.com
Conteúdo patrocinado




Vídeo na EOS 5D Mark II Empty
MensagemAssunto: Re: Vídeo na EOS 5D Mark II   Vídeo na EOS 5D Mark II Empty

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Vídeo na EOS 5D Mark II
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
JPEG :: Equipamento\ Duvidas :: Câmaras e equipamento fotográfico :: Canon-
Ir para: