JPEG

Actividades relacionadas com fotografia

InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
JPEG Actividades relacionadas com fotografia JPEG
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Últimos assuntos
» Kit Transformador AC referência ACK-E15
Qua Dez 04, 2013 4:32 pm por adalpt

» ola amigos
Qua Jun 12, 2013 7:52 pm por Tierri

» Vendo bolsa para objectiva Case Logic 15e
Dom Dez 30, 2012 4:30 pm por ineshilariog

» Olá, pessoal...
Sab Dez 08, 2012 2:16 am por U20COSASCO

» Festa de Natal
Sex Nov 16, 2012 10:30 pm por Brutoon

» WildThing - Barcelos
Dom Abr 01, 2012 12:44 pm por WildThing

» Fábio Martins
Seg Out 24, 2011 11:27 pm por PhabioMartins

» Daniel Santos.
Qua Set 21, 2011 6:26 pm por Daniel Santos

» Sigma 70-300 mm f4-5,6 APO DG Macro para Canon
Dom Set 11, 2011 8:46 pm por mariograciosa

Parceiros
Agosto 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
CalendárioCalendário

Compartilhe | 

JPEG analógico

Ir em baixo 
AutorMensagem
nuunno
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático

Masculino
Número de Mensagens : 34
Emprego/lazer : Engenharia das coisas por fazer
Humor : Vida de palhaço excepto no carnaval

MensagemAssunto: JPEG analógico   Sex Maio 15, 2009 8:17 pm

Espero não estar a cometer nenhuma heresia, visto estar num fórum chamado JPEG, penso que o motivo que nos une é a fotografia, seja ela em JPEG, RAW ou de sais de prata Smile

Daqui do fórum quem é que tem o bichinho da fotografia analógica? A fotografia analógica sempre me apaixonou, embora tenha entrado na fotografia no digital, por ser mais económico, e a rampa de aprendizagem ser muito mais evidente. Na fotografia aprende-se muito pela tentativa, e no digital o erro é muito mais económico, mas a fotografia na sua pureza plena tem outro encanto. Pelo menos para mim.

Já há muito tempo procurava por equipamentos, reflex analógicas, rangefinders, com o objectivo de aprender um pouco de um novo mundo, mas também na esperança de encontrar uma boa oportunidade de negócio. Recentemente apaixonei-me por uma Pracktica PLC3, foi amor à primeira vista, pelo que espero ansiosamente pela sua chegada.

Mas confesso que de fotografia analógica (fora os conceitos de fotografia apreendidos com o digital) pouco ou nada percebo. Quem é que do JPEG é um amante nostálgico da fotografia?

E que tal organizarem um encontro à moda antiga, para se trocar ideias sobre o analógico, os filmes, e todos os truques que só o analógico oferece?
vieirinha
Fundador
Fundador

Masculino
Número de Mensagens : 1540
Emprego/lazer : A procura de melhor
Humor : britanico

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Sex Maio 15, 2009 8:39 pm

Eu apresento me ja como um grande amnate da fotografia de filme...

E sim ja foi organizado um encontro Jpeg de analogico

http://jpeg.forumeiros.com/fotos-do-pessoal-nos-encontros-jpeg-f17/porto-analogico-filme-261208-t604.htm

Foi um dia diferente onde so andamos com as maquinas que estavam paradas a anos e so podias fazer registos nesse dia com maquina de filme...

Foi muito bom e para repetir certamente...

A paixao da fotografia esta nessa mesmo.
Nao ha nada como o filme e a p\b.

Mas aproveita a ideia e lança te para organizar um encontro de analogico, aqui no Jpeg todos podem dar ideias e começar com a iniciativa nao é nada complicado para nos aqui enntrar nestas "brincadeiras"

De certeza que vais ter companhia para um dia diferente...

Abraços
Vieirinha

http://olhares.aeiou.pt/utilizadores/detalhes.php?id=68905
nuunno
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Sex Maio 15, 2009 9:24 pm

Sim, quando adquiri a máquina foi a pensar em filme p&b e aquele grão... quero ver, pela minhas fotos, se é verdade aquela paixão única que os "analógico" falam...

Sim, era interessante um encontro JPEG onde só fosse permitido filme a p&b para tirar o pó a quem tem as máquinas a ganhar pó em casa. Será que temos gente para um encontro desses? Visto que neste caso, o mais importante é a partilha de experiência, e já que grande parte dos membros são do Porto, podia ser mesmo por lá. Toda aquela zona da baixa e a sua envolvente dá um ar vintage que fica sempre bem num p&b.

Eu inscrevi-me no JPEG para poder ir aos encontros, visto que estava de malas aviadas para o Norte. Infelizmente ainda não se proporcionou, e as minhas idas ao norte são com muito menos regularidade do que gostaria.

Mas fica já aqui o tópico para sondar o pessoal, se está interessado num encontro pela zona histórica do Porto, apenas para filme! E já agora falar do material que têm em casa, da experiência e das recomendações aos iniciados!
Edzz
Só fotográfo ao fim semana
Só fotográfo ao fim semana

Masculino
Número de Mensagens : 420
Emprego/lazer : Man. industrial
Humor : ...de perdição

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Sab Maio 16, 2009 2:30 am

nuunno escreveu:
penso que o motivo que nos une é a fotografia, seja ela em JPEG, RAW ou de sais de prata Smile

e a vitela de Lafões!!!
http://adversus-omnes.blogspot.com
CAMVilela
Fundador
Fundador

Masculino
Número de Mensagens : 367

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Sab Maio 16, 2009 1:31 pm

Olá Nuno como o Vieirinha disse juntamo-nos alguns para fotografar só com filme, para alem do facto de termos de pensar bem na fotografia que queremos fazer, e corrermos o risco de chegar ao fim do rolo sem nada de jeito, daí termos em conta o que queremos e conhecermos bem a nossa Máquina....Um conselho se me permites, usa filme para ser revelado em laboratório e não nas máquinas de revelação, estes ultimos veem com um bocado de magenta e ao serem digitalizados precisam de ser corrigidos no photshop, sim porque dá geito serem digitalizados para depois imprimires só o que te interessa...
nuunno
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Sab Maio 16, 2009 3:24 pm

CAMVilela escreveu:
Um conselho se me permites, usa filme para ser revelado em laboratório e não nas máquinas de revelação, estes ultimos veem com um bocado de magenta e ao serem digitalizados precisam de ser corrigidos no photshop, sim porque dá geito serem digitalizados para depois imprimires só o que te interessa...

Claro que permito todos os conselhos, alias, até agradeço! Humm, nem sequer sabia desse pormenor de haver filmes que davam para máquinas de revelação e em laboratório. Eu ainda não tenho na minha posse a máquina, era para ir busca-la hoje, mas por imprevistos passou para o próximo fim de semana. Para além de não ter experiência, não tenho equipamento para fazer revelação em casa, pelo que vou ter de recorrer a algum laboratório para me fazer a revelação. Como é que sei se esses laboratórios fazem-no à moda antiga ou com máquinas de revelação?

Neste momento ando a ver qual vai ser o rolo com que vou estrear a máquina, Ilford, kodak, modelo xpto, coisas que desconheço por completo... nem sequer tenho noção de qual o preço dos rolos... Alguma recomendação?

O meu objectivo é mandar revelar o rolo e digitalizar as fotos, com boa resolução (qual será o preço médio para isto?) e depois escolher algumas para imprimir. A minha questão é: devo mandar imprimir a partir do negativo ou do ficheiro digital, ou será precisamente a mesma foto?
CAMVilela
Fundador
Fundador

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Sab Maio 16, 2009 10:09 pm

Ilford parece-me ser uma boa opção e andam na casa dos 5 euros ...quanto á digitalização como já falei num outro tópico só se tiveres alguem que te faça em alta resolução, porque nenhuma loja perde tempo com isso ou então prepara as lecas (euros), mas com uma digitalização normal já fazes um 15 x 20 com qualidade, se quiseres maior depois levas o filme...

study study
nuunno
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Sab Maio 16, 2009 10:33 pm

Pois, sondei assim por alto o mercado, e tenho visto filmes de P&B a 5€ (quase que me dava um ataque) mais uns 6 ou 7€ apenas para revelar e digitalizar as fotos (com pouca resolução)... agora percebo porque há muita gente a dizer que o analógico morreu. É efectivamente um modo de fotografia bastante caro...

Alguém conhece no Porto ou arredores lojas onde seja efectivamente em conta comprar filme e/ou revela-los?
vieirinha
Fundador
Fundador

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Dom Maio 17, 2009 3:27 pm

Na Fnac eles teem preços competitivos...

Passei as minhas de filme para cd em 30min e nao foram mais de 5€.

Cada foto ficou com 3Mb para teres uma noção do quanto limitado estas neste proceso mas com o negativo fazes o que quizeres depois tambem.

Abraços

nuunno
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Dom Maio 17, 2009 4:54 pm

CAMVilela escreveu:
Um conselho se me permites, usa filme para ser revelado em laboratório e não nas máquinas de revelação, estes ultimos veem com um bocado de magenta e ao serem digitalizados precisam de ser corrigidos no photshop, sim porque dá geito serem digitalizados para depois imprimires só o que te interessa...

vieirinha escreveu:
Na Fnac eles teem preços competitivos...

Passei as minhas de filme para cd em 30min e nao foram mais de 5€.

Mas na fnac não são daquelas máquinas de revelação que deixam os resultados magenta?
Estava a pensar que seria preferível recorrer aqueles laboratórios da "terrinha" onde antigamente levávamos os rolos das férias, mas também já ouvi dizer que com o fluxo de revelações que fazem, os químicos não são mudados à meses e podem desgraçar o resultado...
CAMVilela
Fundador
Fundador

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Dom Maio 17, 2009 6:49 pm

Qualquer laboratório em revelação rápida faz isso mas resolves bem no photoshop,fazes dessaturação e quando a qualidade assim o exigir usas o negativo.. como já tinha dito..
No Porto tens a loja Easyphoto na rua de Cedofeita e em GAIA com a mesma qualidade tens Martifoto junto a rotunda de Sto. Ovidio trabalho de confiança, faço lá tudo...
aflc
Respira JPEG
Respira JPEG

Masculino
Número de Mensagens : 136
Emprego/lazer : Médico, Radiologista

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Dom Maio 17, 2009 6:50 pm

Apesar de teoricamente se poderem obter ficheiros com qualidade a partir do analógico, são difíceis de encontrar locais que permitam concretizar esse potencial. A maioria dos locais que eu pesquisei basicamente não sabe ou não quer saber de qualidade, particularmente no processo de digitalização. Esquece sobre os scanners de tambor de que podes ouvir falar na net: não consegui encontrar quem os oferecesse como serviço comercial para fora. . Foi essa uma das razões que diminuiu o meu entusiasmo em relação à aquisição de uma grande formato analógica.

A minha conclusão neste momento é: analógico dá para umas brincadeiras. Se for para ser levado a sério e se objectivo for obter grande qualidade é melhor estar preparado para gastar também dinheiro, pesquisar muito e ter algumas chatices com os idiotas que geralmente estão por detrás dos balcões nas lojas de fotografia/impressão. Experimenta mencionar transparências 5x4" só para veres as caras com que te olham: como se fosses uma ave rara.

Abraço,
Alexandre
http://aflc.zenfolio.com
nuunno
Fotográfo em automático
Fotográfo em automático

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Seg Maio 18, 2009 7:40 pm

aflc escreveu:
Experimenta mencionar transparências 5x4" só para veres as caras com que te olham: como se fosses uma ave rara.

Basta ir a uma loja de fotografia perguntar que tipo de rolos têm, características, ISO, tamanho do grão que já nos olham de lado. E no final ouvimos sempre: "Mas olhe que já ninguém usa isso, agora toda a gente usa o digital, não quer antes dar uma vista de olhos pelas nossas máquinas?" scratch

CAMVilela escreveu:
Qualquer laboratório em revelação rápida faz isso mas resolves bem no photoshop,fazes dessaturação e quando a qualidade assim o exigir usas o negativo.. como já tinha dito..

Desculpa insistir, mas quando referias que ficava com um tom magenta, estavas a falar da digitalização ou do negativo? É que se for a digitalização para mim é tranquilo, se for o filme, sempre que quiser fazer uma reprodução, vou ficar com a foto em tons vermelhos...?
vieirinha
Fundador
Fundador

Masculino

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Seg Maio 18, 2009 8:23 pm

CAMVilela escreveu:

Desculpa insistir, mas quando referias que ficava com um tom magenta, estavas a falar da digitalização ou do negativo? É que se for a digitalização para mim é tranquilo, se for o filme, sempre que quiser fazer uma reprodução, vou ficar com a foto em tons vermelhos...?[/quote]

digitalização Wink

Normalmente os filmes veem com 400 ou 800 de asa ja nao me lembro bem (é tenho tudo na minha casa em portugal e ja nao me lembro bem) é o suficiente para em filme a p\b ter o tal grao delicioso que nos faz apaixonar por estas coisinhas geek

Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   Ter Maio 19, 2009 8:22 am

Queres um bom filme para Preto e branco? Não procures mais, a resposta é 'Kodak T-Max 400', comprovadíssimo, vais adorar os resultados (não é bom para quem gosta de grão, tem-no muito fino).

Para a revelação não procures muito, vai à Fnac, normalmente fica bem, ficar mal é uma questão de azar, pode acontecer em qualquer lado, mas se fores tu a fazer o processo em casa, vai ficar muito mais caro, vais ter de estragar alguns rolos até acertares com os tempos e temperaturas, só aconselhável para verdadeiros puristas inimigos do digital e da evolução tecnológica em particular, do progresso do mundo no geral.

Trabalhei muitos anos com filme, quando apareceu o digital não mudei logo, mas a competividade obrigou-me a mudar definitivamente para este último formato, os resultados são muito mais céleres, a qualidade tem melhorado exponencialmente de ano para ano, basta vermos a qualidade que já se consegue obter em fotos tiradas com o Iso em 1600 ou mais, proeza impensável de fazer em analógico, agora fazemos uma imagem, mandamos por mail e passados 2 ou 3 minutos já está a ser impressa numa folha de jornal ou revista ou a ser publicada na internet.

O analógico actualmente pode ser uma brincadeira para se fazer de tempos a tempos para desenferrujar os mecanismos das nossas 'relíquias', para quem é apreciador das imagens projectadas na parede através de slides, mas também uma ferramenta de trabalho para os amantes da 'Fine Art', das impressões em grandes dimensões (não há limites de tamanho), qual Henri Cartier-Bresson.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: JPEG analógico   

JPEG analógico
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
JPEG :: A Fotografia :: Conversa-
Ir para: