JPEG

Actividades relacionadas com fotografia

InícioInício  PortalPortal  CalendárioCalendário  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  
JPEG Actividades relacionadas com fotografia JPEG
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada
Tópicos similares
Últimos assuntos
» Kit Transformador AC referência ACK-E15
Qua Dez 04, 2013 4:32 pm por adalpt

» ola amigos
Qua Jun 12, 2013 7:52 pm por Tierri

» Vendo bolsa para objectiva Case Logic 15e
Dom Dez 30, 2012 4:30 pm por ineshilariog

» Olá, pessoal...
Sab Dez 08, 2012 2:16 am por U20COSASCO

» Festa de Natal
Sex Nov 16, 2012 10:30 pm por Brutoon

» WildThing - Barcelos
Dom Abr 01, 2012 12:44 pm por WildThing

» Fábio Martins
Seg Out 24, 2011 11:27 pm por PhabioMartins

» Daniel Santos.
Qua Set 21, 2011 6:26 pm por Daniel Santos

» Sigma 70-300 mm f4-5,6 APO DG Macro para Canon
Dom Set 11, 2011 8:46 pm por mariograciosa

Parceiros
Março 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
CalendárioCalendário

Compartilhe | 

A CAMARA NÃO IMPORTA!!!

Ir em baixo 
AutorMensagem
TattooDevil
Só fotográfo ao fim semana
TattooDevil

Masculino
Número de Mensagens : 470
Emprego/lazer : Fotografar
Humor : Pouco e mau

MensagemAssunto: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   Sex Fev 29, 2008 12:26 pm

Certas coisas deviam ser OBVIAS.
Mas não... e anda tanta malta a mudar de material como se a culpa de as fotos que fazem serem banais ou mesmo "más" fosse do pobre equipamento.
Enfim.

Leiam, perguntem, participem em workshops, cursos, e disparem, eduquem-se pá! Comprem livros sobre os fotografos que fazem coisas como vocês gostam, etc...
E fotografem, muito! E sejam os maiores e mais duros criticos.

Não sou grande artista... e acho sempre curioso como algumas almas se entusiasmam tanto com algumas fotos minhas, e onde eu apenas vejo defeitos e até algum embaraço em mostrar. E faço o mesmo com fotos de outros, e alguns certamente pensam o mesmo...

CLARO que não é a porcaria da maquina que faz a foto. Ajuda claro, mas não "saca" aquele enquadramento de tirar a respiração, nem tem "sensor de momentos" eheheh

Claro que alguns tipos de fotografia ganham mais com a qualidade do material que outros. Quem fotografa natureza, moda e tal... eu costumo dizer que "arruino" as minhas fotos... era mais facil com a minha Canon EOS 1000 e uma lente rasca. Tinha vinhetagem sem esforço na edição e tudo!

Acho que nos agarramos demais ao material... eu procuro comover-me. É isso que procuro em fotografia. Seja nas minhas ou não.

Claro que gosto do conforto de uma DSLR e dos brinquedos... mas quando saio para a rua "á caça", tento esquecer e apenas fotografar.

Viciem-se nos resultados. Em sentir. E não nos brinquedos.

(texto retirado de um post meu no canalfoto.org)

DIGAM DE VOSSA JUSTIÇA...

Última edição por TattooDevil em Qui Mar 06, 2008 11:43 am, editado 1 vez(es)
http://www.olhares.com/tattoodevil
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   Qui Mar 06, 2008 9:35 am

Chega o dia em que a câmara importa muito, quando atingimos um grau de conhecimentos satisfatório e queremos estar à altura de todos os momentos...
A minha reflex está sempre ligada, pronta a disparar a qulaquer momento, numa compacta tinha que esperar uns dois ou três segundos e lá se foi o momento...
A velocidade da focagem também importa.
Um telemóvel também regista 'momentos', mas será que compensa fazê-lo com os seus limites óbvios na qualidade? Eu ainda não atingi 'aquela' qualidade, nem sei se tenho o 'olhar', mas gosto de ter na mão bom material (aqui contento-me com velocidade e a nitidez, o ps faz o resto) para assegurar a captura do tal registo, daquele momento que aconteceu espontaneamente e eu fui a tempo de o caçar, ou simplesmente para capturar boas imagens estáticas, daquelas que não vão a lado nenhum.
Com o tempo acho perfeitamente lógico que o nosso gosto se vá refinando, que o nosso grau de exigência aumente exponencialmente, que a nossa qualidade evolua, caso contrário, que andamos nós a fazer ??? Só a fazer bonecos ???
TattooDevil
TattooDevil

Masculino

MensagemAssunto: Re: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   Qui Mar 06, 2008 11:35 am

É a maquina que faz a foto que tu queres fazer... mas se não souberes como, ou não tiveres "jeito", não adianta teres material topo de gama... nem é mudar de maquina (com mais uns MP, mais funções, etc), que o vai fazer.

A qualidade do material é secundário. Falas no tempo de arranque... em analogico estavam sempre ligadas eheheh. O material que se vai tendo deve ser para um determinado fim, e não apenas porque é mais recente ou mais "bonito".

O propósito do meu post inical era chamar a atenção para o cada vez mais ridiculo culto do "gadget", em desprezo da fotografia. Se as fotos saem mal, a culpa não é da maquina. É quem a usa e edita as fotos. Porque a foto não acaba na maquina claro. Nunca foi o caso, desde os confins da historia da fotografia.

O que geralmente acontece é seguir o marketing. Compram grandes máquinas e lentes caras... e nem 1 stop sabem o que é. Ou como determinar o balanço de brancos manualmente, ou como fazer uma medição decente á exposição da cena, etc... ou as vantagens de RAW, ou as diferenças de RGB e sRGB, etc.
Assim fazem fotos que poderiam fazer com uma compacta. Ou piores, porque uma compacta vem calibrada para "fotos giras", com sharpen e saturação "by default" eheheh.

Não digo que uma 40D não faça fotos melhores do que 300 ou 400D! Claro, em certas situações. Mas nas mãos da mesma pessoa. A qualidade das fotos não é equivalente á etiqueta do preço eheheh.

O equipamente deve ser APENAS O MEIO para a fotografia, e nunca o objectivo.

Não falem de megapixeis, nem limpeza de sensor, nem em 51 pontos de focagem... falem em distancias focais, profundidade de campo, falem em processos de conversão p&b, falem em metodos e tratamentos de nitidez, etc. FOTOGRAFIA.

Depois, um dia, isso vai ajudar a entender o que raio faz mais uns MP's, o que é isso da alta dinamica tonal, porquê tanta treta quando se fala em luz e lentes "rápidas" (não tem directamente nada a ver com sistemas focagem), o sistema de zonas, etc... e aí sim, 'bora lá sacar o potencial dos modelos fresquinhos que por aí andam.

Qualquer dia fazem-se meia duzia de fotos em meia hora numa tarde nublada, e passa-se o resto da semana a tentar "embelezar" os bonecos. Ah, e a tentar descobrir que lente teria ajudado a conseguir melhores fotos. Entendem onde quero chegar?

Dito isto, concordo contigo...

"Chega o dia em que a câmara importa muito, quando atingimos um grau de conhecimentos satisfatório e queremos estar à altura de todos os momentos..." EXACTO. Nem mais.
costix
A minha máquina tira fotos em VGA
A minha máquina tira fotos em VGA
costix

Número de Mensagens : 5

MensagemAssunto: Re: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   Qui Mar 06, 2008 2:32 pm

Tatoo não ha que ser tão radical e dizer "o euipamento nao importa", claro que concordo contigo no que diz respeito ao captar o momento, o click, aquele enquadramento, como dizes de cortar a respiração, a foto como momento perpetuo no tempo, sim isso qq maquina o faz, uma descartavel de 5€ ou uma 1D de 7000€ (mais uns trocos), agora como já aqui disseram, ás vezes para ter aquele momento, a rapidez de arranque , velocidade de focagem etc, tb contam muito.

Claro já vi fotos muito melhores que as minhas com maquinas muito mais fracas, mas tb já tirei fotos muito melhores que fantasticas maquinas.

Como em tudo na vida devemos pensar, para que fim queremos as coisas, e como dizes estudar, ler, ser curiosos e tentar aprender cada vez mais.

Eu ainda á pouco tempo me ri com um amigo das 1ªs fotos tiradas com a minha 350 d , é que eram mesmo de rir, ou melhor de chorar, nao se aproveitava nada, o mesmo aconteceu com as 1ªs fotos com a minha objectiva macro, quase que chorei o dinheiro gasto com ela.

Claro que se pudesse comprar mais uma SLR, comprava e a melhor possivel, mas com a consciencia de que enquanto nao a conhecesse bem as fotos iriam sair .....................piores, pois ai o investimento em lentes tb tem que ser maior.

Resumindo e baralhando..................Concordo parcialmente contigo
http://olhares.aeiou.pt/utilizadores/detalhes.php?id=37846
TattooDevil
TattooDevil

Masculino

MensagemAssunto: Re: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   Qui Mar 06, 2008 5:17 pm

O equipamento NUNCA importa, se a fotografia não estiver primeiro. Penso que no post anterior expliquei bem isso.

A frase A CAMARA NÃO IMPORTA!!! vem sendo acompanha já por 2 TEXTOS. Não peguem apenas no "slogan", há-que digerir o resto.

Eu não disse que a qualidade de uma foto não é afectada pela qualidade do equipamento! Disse que a qualidade do equipamento não FAZ uma foto com qualidade.

Tambem é verdade que alguns precisam de melhor equipamento para os mesmos resultados que outros com "hardware" bem mais rasca...

A questão não é o papel do equipamento no resultado, mas sim a nossa relação entre um e outro. Dificil de entender? Não me parece.

Um exemplo: a tua lente macro, a Sigma. Muita gente diz que é pessima, que não conseguem uma foto decente com ela. Outros, como tu por exemplo, fazem maravilhas. Se TU farias coisas melhores ou mais avançadas com melhor equipamento? Não tenho duvidas.

Quando falas das fotos que agora te fazem rir... a qualidade que obtens hoje não vem "apenas" de conhecer melhor a máquina. Isso é apenas a consequencia do teu esforço... em FOTOGRAFAR melhor. Hoje sabes coisas que nesse tempo desconhecias. "Coisas" que nada tem a ver com a maquina. Ela apenas é o instrumento onde aplicas os conhecimentos que vais adquirindo, correcto?

"A" CAMARA NÃO IMPORTA!!! Importa sim saber o que fazem com "UMA" camara... é basicamente isto que se trata neste topico.
Convidad
Convidado

MensagemAssunto: Re: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   Sex Mar 07, 2008 10:23 am

Eu diria mais ainda, a câmara é como uma extenção do meu corpo, tal qual um membro cibernético, que se liga directamente ao meu cérebro, no sentido de construir as imagens que a minha mente idealiza, o meu imaginário.
Por vezes, 95% das vezes, muito por culpa do photoshop também, dou comigo a olhar à minha volta e a imaginar o tipo de luz que consegueria obter se fizesse uns clics, estou a falar com alguém e observo a incidência da luz no seu rosto, vejo uma fachada de um edifício e imagino-me a trabalhar posteriormente a imagem no sentido de suavizar as sombras de ir buscar mais detalhes, realçar aqueles detalhes que os meus olhos veem e também aqueles que se escondem e depois descobrimos ao mexer nos levels.
O problema é que, muitas vezes, ao chegar a casa, aquele resultado idealizado fica aquém do ideal, anda lá perto, mas ainda falta muito, falta 'aquela' qualidade, 'aquela' definição, 'aquelas' cores e contrastes, talvez a luz não fosse a idela, talvez devesse ter voltado noutra hora, talvez a máquina não esteja à altura da nossa imaginação???
Tudo isto pode ter a ver com o aumento do nosso grau de exigência, vemos as fotos dos 'outros' nas suas Galerias Virtuais, brilhantes, luz no ponto, uma edição cheia de mestria, enquadramentos impecáveis que nos levam a observar os elementos na ordem correcta, imagens minimalistas, mas com uma definição de fazer inveja, quase dando a sensção de podermos fazer zoom até ao infinito sem perder qualquer pormenor, é pena que o exif dessas fotos não deixe ver qual a lente usada, isso fica ao critério do autor, será que a qualidade de uma lente poderá influenciar assim tanto a definição e captação da luz de uma imagem??? Ou será que 'aquela' imagem não passa de um trabalho exímio em PS???
No fundo acho que a obtenção da quaidade vai ser sempre uma incerteza nos tempos que correm.
Ainda me lembro quando comprei a minha primeira máquina, uma reflex Pentax KM, estava eu em meados de 1992, quanto mais fotos tirava com ela, menos me satisfazia com o resultado, não saia nada como eu esperava. Certa altura, a minha colega de trabalho, eramos recepcionistas num hotel em S. Miguel-Açores, mostra-me as suas fotos tiradas pela ilha, espectaculares, brilhantes, nitidez invejável, enquadramentos e composições notáveis. Começo a fazer-lhe aquelas perguntas técnicas, que máquina usas, rolo, onde fazes a revelação??? Não sabia responder a nada disso, não fazia ideia que marca era a sua câmara, lá foi buscar a carteira e tirou-a do meio daquelas coisas todas que as mulheres trazem sempre consigo, era uma fuji compacta, o rolo era o que lhe íam dando em cada revelação, revelava onde calhava...fiquei aparvalhado, como era aquilo possível, com uma máquina de 10 contos??? Passei a ter sempre a ideia que o amterial da fuji era muito bom, mas acho que, no fundo, a minha colega é que era muito boa, era excelente, tinha 'aquele' olhar, talvez com um maquinão super complicado não obtivesse os mesmos resultados??? Aquela compacta acentava-lhe como uma luva, era a extenção certa para o seu membro, a ligação ideal ao seu cérebro...
À quem tenha o 'olhar' e faça fotos excelentes com material modesto, à quem tenha material topo de gama e faça uma cagada...será que um indivíduo que tenha o 'olhar' e material topo de gama fará registos ainda melhores??? Haja dinheiro para fazer a prova...
TattooDevil
TattooDevil

Masculino

MensagemAssunto: Re: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   Dom Mar 09, 2008 4:44 pm

Exacto... ela tinha apenas uma maquina que é direccionada para fotos "bonitas", logo os resultados eram optimos.

Uma reflex, seja analogica ou digital, não tem como objectivo tirar fotos com mais qualidade... mas sim dar mais controlo sobre o resultado.

Queres fotos nitidas e com optimas cores compra uma compacta avançada, tipo bridge.

É sempre mais dificil conseguir uma foto "bonita" com uma reflex do que com uma compacta, porque requer mais "mão" de quem clica.

O teu post veio mostrar de forma obvia, que a maquina não importa mesmo...

Tens hoje fotografos que ainda usam analogico, a fazerem fotos bestiais... com uma caixa de sapatos e uma lente de 5 euros, quase lixo... e saem coisas fantasticas...

São artistas, claro. São pessoas que estão para lá do "normal".

Tens pessoas com maquinas de 2000 euros a sacar fotos piores do que eu fazia com a minha instanmatic...

Isso vai ser sempre assim...
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: A CAMARA NÃO IMPORTA!!!   

A CAMARA NÃO IMPORTA!!!
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Importação com a Anime-Export

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
JPEG :: A Fotografia :: Conversa-
Ir para: